quinta-feira, 28 de abril de 2011

O que é a osteopatia?


A Osteopatia é um método de tratamento manual e natural criado nos Estados Unidos no fim do século XIX por Andrew Taylor Still. Médico famoso, ele achava que o bom equilíbrio das estruturas (o osteon do grego = aparelho locomotor) era crucial pra evitar o aparecimento de disfunções e de doenças (pathos). Ou seja, o corpo tem possibilidade de reequilibrar-se, de autocurar-se. Cabe a Osteopatia a tarefa de normalizar as estruturas e “deixar trabalhar a Natureza”.

A Osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

A primeira sessão de Osteopatia compreende um exame completo: anamnese, palpação, inspeção, testes específicos, territórios cutâneos nervosos, etc. Depois, o exame Osteopático vai evidenciar todas as alterações mecânicas do aparelho locomotor, essencialmente na pelve e na coluna vertebral. Após essa avaliação cuidadosa, precisa, completa e global, o Osteopata tenta estabelecer as cadeias lesionais do paciente. Por exemplo, da esquecida entorse de tornozelo até a dor do pescoço pode intercalar-se uma série de desequilíbrios e lesões Osteopáticas sedimentadas pelo tempo. Tratar essas lesões e esses desequilíbrios será no caso, a chave do tratamento do pescoço. Uma sessão dura 50 minutos, individualizada e específica para cada caso, com a presença constante do Fisioterapeuta Osteopata. Tempo necessário para utilizar todos os recursos terapêuticos, obter um efeito nos tecidos moles periarticulares, sedar a dor e adaptar-se ao paciente, pois cada caso é um caso.

A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde. Apenas Fisioterapeutas podem ser Osteopatas, desde que possuam curso de especialização na área.

A indicação é vasta, onde há DOR provavelmente há indicação para a OSTEOPATIA.




Rua Nunes Valente, 1244, sala 1 – Aldeota – Fortaleza, CE| fisio.lucas@hotmail.com
Tel.: (85)3062.3330|8899.8119|9970.7410


Nenhum comentário:

Postar um comentário