segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dor Ciática

O que é Dor Ciática (Ciatalgia)?

A dor ciática é uma dor persistente ao longo do nervo ciático, que se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas. A dor aparece quando este nervo está irritado por uma inflamação, por uma compressão.


Sintomas:

Pinçadas ou espasmos de dor na parte baixa da coluna e ao longo do nervo ciático, que percorre pela parte profunda da coxa e/ou superficial da perna indo até o pé. A dor geralmente é sentida como uma pontada ou uma queimação. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigamento, dormência ou fraqueza nos músculos da perna afetada.

Causas:

Podem ser traumatismo, hérnia, ruptura dos discos intervertebrais que se encontram entre as vértebras lombares baixas, espasmo ou fadiga do músculo piramidal, além de causas mais raras causadas por patologias intraabdominais ou intrapélvicas.

Diagnóstico e exame:

O exame clínico é fundamental para o diagnóstico da dor ciática, mas é de extrema importância que se procure fazer um diagnóstico médico preciso, não recorrendo a tratamentos não médicos sem um diagnóstico confirmado. Para a conclusão diagnóstica, podemos recorrer a exames de tomografia ou ressonância magnética, ou até a exames neurofuncionais como uma eletroneuromiografia, que estuda a função elétrica de cada nervo especificamente

Tratamento:

Osteopatia e Terapia Manual
A disfunção dos tecidos moles pode alterar o movimento articular e diminuir a eficácia da mobilização-alongamento da articulação. É por isso que o tratamento frequentemente começa com este procedimento visando diminuir a dor e o espasmo muscular ou aumentar a mobilidade dos tecidos moles. Esses procedimentos auxiliares podem também tornar mais fácil a realização da mobilização das articulações, produzindo um efeito mais duradouro. Dentre as técnicas de fisioterapia manual utilizamos a Osteopatia, Maitland, Mulligan e mobilizações articulares.

Consultório de Osteopatia e Terapia Manual Dr. José Lucas Azevedo

Na Osteopatia podemos encontrar algumas manobras específicas para dor ciática como: 
- Djarnet
- Técnicas de inibição de Jones
- Alongamento neural

Após o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos frequentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises. A opção eficiente e segura é um programa de exercícios de musculação que incluem os principais componentes da aptidão física relacionados à saúde (potência aeróbica, força e flexibilidade) ajustados de acordo com a especificidade da situação e supervisionados por profissionais de Educação Física ou então o Piletes, que é um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais, isto é, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes equipamentos e aparelhos.
Através dos seus princípios, concentração, fluidez, controle, respiração, centro de força, postura o praticante do método irá melhora sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
José Lucas Pinheiro de Azevedo

Fisioterapeuta | Osteopatia
CREFITO 136246-F 










Nenhum comentário:

Postar um comentário