segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Evite as lesões mais comuns em corredores!



Cada vez mais pessoas aderem à corrida como primeiro passo para perder peso e ter uma vida mais saudável. "Esse esporte é bastante acessível, já que não precisa de muitos gastos para ser praticado ou de um lugar específico para o treino", explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp. Mas, antes de correr, vale a pena saber quais são os tipos de lesões mais comuns e os cuidados que podem ajudar a prevenir esses incômodos. Desse modo, você evita que as dores atrapalhem a sua prática esportiva. Confira: 

Fascite plantar:


Essa inflamação atinge o tecido que reveste a planta do pé e representa aproximadamente 20% das lesões entre os corredores. As principais causas são: alterações na forma do pé, aumento de peso e erros de treinamento. No primeiro caso, é possível controlar e prevenir o problema usando palmilhas adequadas e personalizadas. Treinar em terrenos muito irregulares e de forma muito longa e intensa também aumenta as chances desse problema. 

Para quem já sofre com essa lesão, o contato com um ortopedista e a Fisioterapia Especializada é fundamental. A fisioterapia para o tratamento pretende diminuir a dor, controlar o processo inflamatório e reequilibrar os músculos através de normalização, restabelecimento e alongamento da musculatura, como também fortalecimento específicos. 

Tendinite de Aquiles:


"Ela é uma típica lesão por excesso de uso e, normalmente, origina-se com o aumento repentino da atividade esportiva, o uso de calçados de má qualidade ou o treino em piso inadequado", diz o ortopedista Moisés Cohen, autor do livro Lesões nos Esportes - Diagnóstico, Prevenção e Tratamento. da Editora Revinter

A tendinite de Aquiles é caracterizada por uma dor no calcanhar, principalmente na hora de subir ou descer escadas. Em casos mais graves, normalmente associados à falta de tratamento, podem levar a grande limitação de movimentos, com dor mesmo em repouso. Essa dor é gerada por rupturas das fibras de colágeno que formam o tecido do tendão de Aquiles, que é pobre em vascularização. Essas pequenas lesões, associadas ao excesso de esforço, podem provocar uma inflamação nesse tendão.

As medidas preventivas são simples: escolher o calçado e o piso adequado para o treino, e não exagerar na intensidade dos exercícios. Já o tratamento é bem mais complicado: É feito com repouso relativo, afastamento temporário das atividades físicas, uso de antiinflamatórios e analgésicos e aplicação de gelo no local por 20 minutos, de três a quatro vezes ao dia.
Depois, ainda é preciso passar por um processo de reabilitação, feita com fisioterapia, medidas analgésicas e exercícios específicos.

Lesão no menisco: 

Os meniscos são estruturas que ficam dentro dos joelhos, localizadas entre os ossos chamados tíbia e fêmur. Eles têm como função absorver o impacto dos membros com o solo e proteger a cartilagem do joelho. O uso de tênis inadequados ou que já não tem capacidade de amortecimento causam lesão no menisco. Especialista conta que o tênis de corrida deve ser escolhido pela sua capacidade de amortecimento e o seu peso, não por sua aparência. Um tênis de corrida ainda precisa ser trocado a cada 550 quilômetros corridos. Só esses dois cuidados já diminuem bastante as lesões no menisco causadas por impactos. Os principais sintomas dessa lesão são dor do joelho, sensação de fraqueza nas pernas, dificuldades para apoiar o pé no chão, limitação para flexão ou extensão e, nas lesões mais extensas, bloqueio da articulação. 


Entorses de tornozelo:


Torcer o tornozelo pode causar a ruptura total ou parcial dos ligamentos ou, ainda, hiper extensão dos ligamentos, problemas que podem deixar o corredor longe das pistas por vários meses. A escolha do local onde será realizada a corrida é o principal fator de proteção, já que as torções estão diretamente ligadas a buracos e irregularidades na pista.

Após a torção, é necessário procurar uma equipe médica (ortopedista e Fisioterapeuta) para analisar qual foi o grau de seriedade da lesão e qual o melhor tratamento para reabilitação. Se houver ruptura dos ligamentos, a intervenção cirúrgica será necessária.
Fonte: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/13921-evite-as-sete-lesoes-mais-comuns-em-corredores.htm?ordem=5#gal 

Consultório de Osteopatia e Terapia Manual Dr. José Lucas Azevedo 
Procure um Fisioterapeuta Especializado!!
José Lucas Pinheiro de Azevedo
Fisioterapeuta | Osteopatia
CREFITO 136246-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário