segunda-feira, 7 de novembro de 2011

OSTEOPOROSE

A osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. É definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos". É considerada um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento.
Na maioria dos casos, a osteoporose é uma doença silenciosa e só se manifesta justamente quando aparecem as fraturas. As fraturas típicas ocorrem no colo do fêmur, vértebras e no punho, mas todos os ossos são susceptíveis. A do colo de fêmur é a mais grave manifestação da osteoporose. Estima-se que 5% a 20% das vitimas deste tipo de fratura falecerão no mesmo ano em que ocorreu o evento e cerca de 50% dos sobreviventes ficarão incapacitados ou dependentes de modo permanente. As fraturas e o colapso das vértebras da coluna são responsáveis pelas alterações posturais e concorrem para a diminuição da altura relacionada ao envelhecimento.
Tratamento

As drogas utilizadas no tratamento da osteoporose atuam diminuindo a reabsorção óssea ou aumentando sua formação como os  agentes anti-reabsortivos, estrógeno, Calcitonina e Bisfosfonatos , Cálcio, Vitamina D3.
Também devemos orientar no paciente com osteoporose o exercício físico e a prevenção de queda.
Quando ocorre a fratura vertebral devemos instituir o tratamento com medicações analgésicas, coletes, fisioterapia. Não melhorando o quadro de dor ou em casos onde a dor é incapacitante temos como opção de tratamento a vertebroplastia e a cifoplastia.

Consultório de Osteopatia e Terapia Manual Dr. José Lucas Azevedo
Procure um Fisioterapeuta Especializado!!
José Lucas Pinheiro de Azevedo
Fisioterapeuta | Osteopatia
CREFITO 136246-F



Nenhum comentário:

Postar um comentário