terça-feira, 22 de novembro de 2011

Enxaqueca!


enxaqueca é uma condição clínica configurada por vários graus de dores internas na cabeça. Por vezes uma dor no pescoço ou na zona cervical é também interpretada como enxaqueca. A enxaqueca resulta da pressão exercida por vasos sanguíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente.

As cefaleias podem ser primárias ou secundárias. As primárias são o foco principal como a enxaqueca, a cefaleia do tipo tensional, a cefaleia em salvas;. Estas tem características próprias e a recorrência da dor é a principal manifestação da doença. As cefaleias secundárias são dores de cabeça como sintoma de outras doenças como infecções (sinusites, meningites), traumas, tumores cerebrais, aneurismas, alterações metabólicas e hormonais.

A enxaqueca é uma doença multifatorial, várias são as causas conhecidas pela medicina. A soma de fatores genéticos, ambientais (cigarro, poluição, variação climática, odores de perfumes e produtos químicos), hormonais, comportamentais (alto grau de exigência, oscilação do humor, irritabilidade, ansiedade, depressão), sono (dormir muito, dormir pouco) compõem os aspectos mais importantes. Existem mitos como a enxaqueca ser causada por problemas do fígado, que não são cientificamente comprovados.

Vários são os tratamentos para prevenir e tratar as enxaquecas. Dentre ele os principais é eliminar os fatores que desencadeiam o processo de dor como o estresse, uso abusivo de álcool, passar longos períodos sem alimentação, reeducar a postura, corrigir possíveis alterações na articulação têmporo-mandibular e ter um bom controle hormonal.

A fisioterapia pode contribuir de forma significativa para melhorar diversos fatores desencadeantes da enxaqueca como a reorganização estrutural do corpo (melhora na postura), o alongamento e o relaxamento da musculatura que aumento a tensão na cabeça e na caixa craniana, o tratamento da ATM e o controle neural através da acupuntura e da terapia neural.

Tratamento Fisioterápico:

- Osteopatia (melhora a fisiologia articular possibilitando com que cada articulação funcione corretamente)
Reeducação postural (ajusta a postura melhorando áreas de sobrecarga e diminuindo a tensão na coluna cervical)
 - Terapia Neural (ajuda a regular o SNA - Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático atuando na via neural da dor. O alívio deve ser imediato)
 - Acupuntura (melhora a parte energética do corpo e também especificamente da coluna cervical e cabeça)
 - Liberação muscular e relaxamento das estruturas do crânio (ajuda a diminuir as tensões de musculares no crânio e coluna cervical)
Fonte: Dr. José Goes 
Consultório de Osteopatia e Terapia Manual Dr. José Lucas Azevedo

Procure um Fisioterapeuta Especializado!!
José Lucas Pinheiro de Azevedo
Fisioterapeuta | Osteopatia
CREFITO 136246-F




Nenhum comentário:

Postar um comentário