quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Entenda sua DOR!

A DOR é uma hiper-atividade do sistema nervoso autônomo simpático e pode ser controlada pela fisioterapia. O principal objetivo é inibir essa via neural, aliviando assim a DOR.
Esta é uma sensação que pode ser corporal, tátil, térmica e dolorosa onde são interpretadas no tálamo. Este funciona como uma rede de interpretação sensitiva que emitem sensações para o córtex. Quando chega ao córtex tem-se a consciência da sensação dolorosa (assim a dor é percebida). Existe praticamente duas vias de condução nervosa. Estas são as vias lentas e as vias rápida. as vias lentas são formadas por feixes nervosas em que a fibra nervosa não possui mielina que é um meio isolante da via que diminui o espaço de despolarização da célula nervosa. É exatamente por essa via que a dor é conduzida.
A fisioterapia possui diversas forma de trabalhar a dor. Uma delas é o TENS (Eletro-estimulação Transcutânea), onde ele neurologicamente caminha por uma via de condução rápida, onde esse via o estímulo é conduzido com uma via neural que contêm mielina.
Um outro recurso é a Terapia Neural. Esta utiliza um método de acupuntura quem usa lidocaína a 1% para aumentar o estímulo do ponto de acupuntura. A lidocaína tem a função de regular o sistema nervoso autônomo diminuindo a hiper-atividade do sistema nervoso simpático.
Em qualquer sindrome dolorosa é importante saber a causa. A Osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos e após essa avaliação cuidadosa, precisa, completa e global, o Osteopata tenta estabelecer as cadeias lesionais do paciente. 
É importante também controlar o processo inflamatório. Esta inflamação pode ser melhorada com ultra-som usando anti-inflamatório (fonoforese), eletroestimulação com antiinflamatório (iontoforese), uso de laser e anodyne terapia.
Trocando em miúdos, a dor não é mais motivo de tormenta. Temos medidas seguras e eficazes para síndromes dolorosas.
Consultório de Osteopatia e Terapia Manual Dr. José Lucas Azevedo

Procure um Fisioterapeuta Especializado!!
José Lucas Pinheiro de Azevedo
Fisioterapeuta | Osteopatia
CREFITO 136246-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário