segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bandagens Elásticas Funcionais


(Kinesiology Taping)

A terapia das Bandagens Elásticas Funcionais foi concebida a partir de faixas elásticas adesivas de características muito peculiares, com o objetivo de dar apoio ou suporte externo aos tecidos moles, sem limitar a ação dos mesmos. Este método pode ser por atletas e não atletas.

Este método possui ação neuromuscular, agindo sobre e ao redor dos músculos, a fim de auxiliar e dar suporte ou pra evitar uma contração muscular excessiva. A primeira técnica dá ao praticante a oportunidade de dar apoio, mantendo uma gama completa de movimentos. Isso permite ao indivíduo praticar sua atividade física normal com ajuda funcional. A segunda técnica, a que é mais comumente usada na fase aguda da reabilitação, ajuda a evitar o excesso e a sobre-contração e ajuda a fornecer a facilitação do fluxo de linfa por um período completo de 24h. As técnicas incluem correção mecânica, linfática, ligamentar|tendão, fáscia, espacial e funcional.

Estas bandagens podem ser usadas em conjunto com outras terapias, tais como cinesioterapia, hidroterapia, massoterapia e estimulação neuromuscular elétrica. O Kinesio Taping afeta a ativação do sistema neurológico, o sistema circulatório venoso e de fluxos linfáticos, temperatura corporal, etc.
Este método permite ao indivíduo a receber os benefícios terapêuticos 24 horas por dia, com tanto conforto e facilidade, pois pode ser usado por vários dias. Atualmente, Kinesio Taping é utilizado em hospitais, clínicas, escolas e equipes esportivas profissionais.

A bandagem utilizada é confeccionada em algodão apresentando alta tolerabilidade e baixo efeito adverso podendo ser aplicado desde bebês a idosos, principalmente nas disfunções orgânico-viscerais.
Possui uma cola sensível ao calor e não possui princípios ativos (medicamentos); Não tem função de imobilização; Hipoalergênica, à prova d'água e pode ser usadas por vários dias.

José Lucas Pinheiro de Azevedo
Fisioterapeuta | Osteopatia
CREFITO 136246-F

Rua Nunes Valente, 1244, sala 1 - Térreo - Aldeota, Fortaleza, CE| fisio.lucas@hotmail.com
Tel.: 3062.3330|8899.8119|9970.7410


Nenhum comentário:

Postar um comentário