quarta-feira, 4 de maio de 2011

Prevenção no Trabalho e os Cuidados com o nosso Corpo.

Palestra ministrada na última quinta-feira (28.04.11) na Procuradoria Regional do Trabalho, Fortaleza, CE

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) foram rebatizadas pela Previdência Social com o nome Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Vamos a partir daqui chamá-las de LER/DORT.
Se as LER/DORT têm relação com o trabalho, vamos buscar as possíveis causas, pensando em sua situação de trabalho. Você identifica no seu trabalho:
  • repetitividade de movimento?
  • ritmo de trabalho intenso?
  • falta de tempo até para ir ao banheiro?
  • necessidade de ficar parado ou sentado durante muito tempo seguido?
  • móveis e equipamentos incômodos?

Estas são apenas algumas situações que favorecem o aparecimento de LER/DORT. Se você se vê em pelo menos uma delas, fique alerta. Talvez o seu trabalho coloque você numa posição de risco para ter LER/DORT. Pode resultar daí fadiga muscular, alteração de sensibilidade, sensação de peso, perda de controle de movimentos, formigamento e dor.  
Mas tudo isso não aparece de repente. Não se parece com a situação na qual você quebra um braço, por exemplo. No aparecimento das LER/DORT, tudo é insidioso, isto é, lento e gradativo. “Assim, é importante você prestar atenção em si mesmo”. Veja se o seu organismo não está dando alguns sinais de alerta, que talvez não sejam percebidos em nosso corre-corre diário e ao menor sinal de problema, procure um serviço médico para auxiliá-lo.
Você deve ficar atento aos seus direitos legais. Em caso de dúvida, procure seu sindicato ou um serviço especializado em Saúde do Trabalhador.

Cuidar de sua mente, além do corpo, é fundamental.

Consultório de OSTEOPATIA e TERAPIA MANUAL
Dr. José Lucas Azevedo (Fisioterapeuta)
Rua Nunes Valente, 1244, sala 1 - térreo - Aldeota - Fortaleza, CE| fisio.lucas@hotmail.com
Tel.: (85)3062.3330|8899.8119|9970.7410


 
·         

Nenhum comentário:

Postar um comentário