terça-feira, 10 de maio de 2011

Mobilidade X Flexibilidade


Mobilidade consiste na capacidade de mover um segmento corporal em um amplo arco de movimento. Este conceito está intimamente ligado ao movimento voluntário, ao contrario da flexibilidade que é um conceito essencialmente passivo. Por esses conceitos podemos concluir que mobilidade e flexibilidade são conceitos bem distintos, um consiste na amplitude que pode ser alcançada de forma natural e a outra envolve forças externas.


É possível ser muito flexível e pouco móvel assim como é possível ser muito móvel e pouco flexível, isso ocorre porque o conceito de mobilidade vem atrelado também a um conceito de força. Uma flexão de quadril ativa não alcançará uma grande amplitude sem que o que os músculos abdominais (locais e globais) estejam fortes, mesmo que o indivíduo consiga grandes amplitudes numa flexão de quadril passiva.


A pratica esportiva, as posturas ocupacionais, como também suas atividades diárias, podem levar a uma redução significativa do arco de movimento. A falta de mobilidade de uma articulação pode levar a aumento do stress em articulações vizinhas podendo inclusive a levar a lesões.

Articulações reduzem sua mobilidade como um fator de proteção contra a falta de controle motor em outra área do corpo, o exemplo mais fácil de entender essa questão é o encurtamento dos isquiostibiais (musculatura posterior da coxa), por vezes encontramos esse músculo encurtado em nossos alunos ou pacientes, fazemos alongamentos (normalmente estáticos e passivos), observamos melhoras, porem no outro dia verificamos o mesmo encurtamento de volta, isso ocorre porque tratamos o encurtamento de forma analítica e não observamos a causa desse encurtamento. Nesse caso a causa pode esta na incapacidade de manutenção do controle motor por parte da coluna lombar, de forma simples, o quadril limita sua amplitude de flexão porque acima dessa amplitude a coluna lombar não é capaz de manter o controle motor. Não existe estabilidade lombar sem mobilidade no quadril.

David Mascena CREF4875-G/CE

Cuidar de sua mente, além do corpo, é fundamental.


José Lucas Pinheiro de Azevedo
Fisioterapeuta | Osteopatia
CREFITO 136246-F

Um comentário:

  1. Olá, sou professor de educação física trabalho com treinamento funcional em Salvador gostaria muito que nossos colegas entendessem isso, pois trabalho com levantamento olímpico na reabilitação e quase ninguém entende.

    Walter Xerxes.

    ResponderExcluir